terça-feira, 11 de junho de 2013

Gersal




O gersal é a mistura do gergelim com sal marinho. É um tempero utilizado em saladas, sopas, arroz, cremes, pipoca e onde mais quiser reduzir o sal e aumentar as fibras, além de dar um gostinho especial.

O gergelim é um alimento muito usado por quem quer uma alimentação saudável pelo elevado teor de proteínas, cálcio e gorduras essenciais como as poliinsaturadas: ácido linoléico e ácido linolênico.

A semente do gergelim possui ácidos graxos essenciais, isto significa que possui gorduras benéficas ao organismo. Essa gordura ajuda a manter o colesterol sanguíneo dissolvido o que evita que este se deposite nas paredes das artérias, portanto, o gergelim, assim como a semente da linhaça, também atua na proteção do coração.

Por ser rica em fibras, a semente do gergelim, quando consumida, ajuda a manter a sensação de saciedade, ou seja, você demora mais a sentir fome, o que dá a possibilidade de cortar alguns “lanchinhos” hipercalóricos feitos fora de hora. Por isso, pode-se dizer que o gergelim pode auxiliar em dietas para perda de peso. Além da saciedade, as fibras são ainda responsáveis por regularizar ou melhorar o funcionamento do intestino.

Normalmente encontram-se as sementes claras do gergelim, mas também existem as escuras. O gergelim preto, é mais comumente utilizado para fins medicinais e muito utilizado no preparo de uma mistura conhecida como gersal (gergelim + sal) que é um tipo de tempero utilizado em saladas, sopas, arroz e cremes, mas que é muito benéfico ao organismo humano. O gersal ajuda a diminuir a acidez do sangue, além de que proporciona uma melhoria nos reflexos e a atividade cerebral e até mesmo a fortalecer a pele.


O sal marinho é tão importante que vai ganhar um post exclusivo.

 
Confira a receita do gersal aqui:


Pode ser usado o gergelim claro, o preto ou a mistura dos dois.

Ingredientes:

Sementes de gergelim – 10 colheres de sopa

Sal marinho – 5 colheres de sopa

Modo de preparo:

Tostar as sementes numa frigideira sem óleo em fogo brando, cuidando para não escurecer demais. Acrescentar o sal. Moer ainda quente no liquidificador ou moedor. Guardar num vidro bem seco e só tampar depois que estiver frio.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário