sexta-feira, 8 de março de 2013

Diarréia


Não é recomendável, logo a princípio, tratamentos para conter a diarreia, pois as evacuações frequentes constituem uma reação natural e muitas vezes benéfica do organismo para expelir material tóxico, seja de origem bacteriana ou química.

É preciso descobrir e tratar a causa. O que pode e deve ser feito de maneira imediata é a reidratação, mas esta de modo algum substitui os cuidados médicos.

Nas diarreias e disenterias (estas últimas de causa infecciosa), a principal atenção está voltada para a prevenção da perda excessiva de água e eletrólitos, ou desidratação.

ü  No caso de diarréia:

·         Evite consumir alimentos gordurosos, preparações fritas e doces em geral.

·         Aumente o consumo de líquidos (água, chás, sucos e repositores de sais minerais).

·         Não consuma verduras e frutas cruas, nem produtos integrais (aveia, centeio, farelo de trigo)

·         Substitua o açúcar por adoçante

·         Soro caseiro: 1 colher (de sopa) de açúcar + 1 colher (de café) de sal para 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria). Mexer bem e oferecer aos goles.

·         Água de coco – um dos melhores “soros naturais”, tomar às colheradas.

·         Suco de maçã – descascar, picar e cozinhas algumas maçãs sem açúcar. Tomar a água do cozimento ao longo do dia e fazer refeições com a maçã cozida.

·         Carvão vegetal – as toxinas causadoras da diarreia são tratadas com carvão ativado. Mas para este uso procure ajuda de um profissional.

·         No caso de cólicas usar chá de erva-doce com camomila e fazer compressas com bolsa de água quente envolvida em panos no abdômen.


Esse artigo tem caráter apenas instrutivo e aplica-se a parte da população que é saudável, não substituindo consultas de nutricionistas e médicos. Ao ser observado qualquer acontecimento anormal deve-se consultar um profissional da área.