sexta-feira, 8 de março de 2013

Obstipação - "Intestino preso"


Ainda é discutida a frequência ideal para evacuação. Mas as fezes ressecadas, sensação de evacuação incompleta e esforço para evacuar são indícios de prisão de ventre. O ideal é que ao menos uma vez ao dia seja feita uma higiene intestinal através da evacuação.
As causas mais frequentes são: falta de fibras na alimentação, vida sedentária e ingestão insuficiente de líquidos.
O estilo de vida moderno faz com que, principalmente as mulheres, prendam o intestino, por ficar muito tempo longe de casa ou não conseguir tempo para estabelecer o hábito intestinal.
Alguns medicamentos podem provocar constipação: antiácidos à base de cálcio ou alumínio, suplementos de cálcio, sedativos, antidepressivos tricíclicos, alguns analgésicos, diuréticos, anti-histamínicos e antiparkinsonianos.

 
ü  No caso de obstipação:
 
Aumente gradativamente o teor de fibras na sua alimentação, para evitar a distensão abdominal causada por gases.

Deve haver um aporte adequado de líquidos associado à dieta rica em fibras.

Alimentos recomendados: pão integral, macarrão e arroz integrais, farelos, sementes de abóbora e girassol, cereais como All Bran®, granola, centeio, aveia, hortaliças folhosas, brócolis, abóbora, milho, ervilha, lentilha, ameixa, kiwi, manga, laranja, pêssego, abacaxi, melão, leite, iogurte, queijo, carnes magras, ovos, peixe, aves, gorduras e açúcares sem excesso.

Alimentos que devem ser evitados: cereais refinados, pães brancos, frutas enlatadas ou cozidas e sem casca.

Farelo de trigo: é o laxante natural mais usado. Pode ser usado de 3 a 4 colheres de sopa de farelo juntamente com as refeições, sobre as saladas ou até mesmo misturada com arroz e feijão. A refeição também deve ser rica em fibras. Não convém abusar dos farelos, os quais podem diminuir o aporte de alguns nutrientes como o cálcio e o ferro.

Outro laxante natural é o sulfato de magnésio, conhecido como “sal-amargo”. Usa-se 1 colher de sobremesa dissolvida em 1 copo de água. Mas também não deve-se apelar frequentemente para este tipo de laxante.

Sugestão de mistura contra a prisão de ventre, tomada em jejum, que pode substituir a primeira refeição: 6 ameixas secas de molho durante a noite, em ½ copo de água. Descaroça-las e coloca-las num liquidificador juntamente com água. Acrescentar meio mamão-papaia, 2 colheres (sopa) de farelo de trigo e 1 colher de mel. Deixar de molho também durante a noite, 1 colher de linhaça ou psillium em ¼ de copo de água. Misturar tudo e liquidificar.

Manter o corpo ativo ajuda muito contra a obstipação. Atividade física nunca deve ser deixada de lado. Uma boa dica para acelerar a motilidade intestinal é fazer um alongamento várias vezes ao dia, ou sempre que sentir vontade de evacuar. Pode ser feito deitado ou em pé conforme as fotos:


 
 

Esse artigo tem caráter apenas instrutivo e aplica-se a parte da população que é saudável, não substituindo consultas de nutricionistas e médicos. Ao ser observado qualquer acontecimento anormal deve-se consultar um profissional da área.